A rádio Alvorada de comunicação completou
44 anos de existência no dia primeiro de outubro. O jornal Novo Horizonte,
jornal impresso do Sistema Alvorada de Comunicação, trouxe na capa da edição de
nº899, várias fotos da rádio, das pessoas que trabalham e teve como manchete
“PARABÉNS ALVORADA!”.
O que era de se esperar, o jornal
impresso trouxe na maioria de suas páginas matérias, entrevistas e depoimentos
sobre o “fundamental” papel da rádio Alvorada em Parintins. Por ser um jornal
semanal, o Novo Horizonte teria pauta suficiente para fazer matérias
pertinentes aos interesses de toda população.
Será que nada, além do
aniversário da rádio aconteceu em Parintins?
Será que o aniversário da Rádio é
de interesse público? Valeu à pena excluir assuntos do cotidiano de Parintins
para que se colocasse em evidência o aniversário da “Rádio comprometida com a
verdade”, da “Voz que a Amazônia escuta”?
É claro que a Rádio, por ser uma
das integrantes do Sistema Alvorada de Comunicação deveria ser mencionada, mas
com cautela e brevidade. Segundo Nilton Hernandes, 2006 “o jornal deve
convencer de que é ‘completo’, realiza uma eficaz triagem e organização da
realidade na qual o leitor se insere e se apresenta de maneira clara,
possibilitando prazeres e um consumo fácil e eficiente...”.
O Jornal Novo Horizonte não veio
‘completo’, faltaram mais notícias sobre o município, cabe ressaltar que a
verdade de Parintins não se define aos 44 anos da Rádio.
Yasmin Cardoso
Yasmin Cardoso
HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal,
revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público.
São Paulo: Contexto, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário