segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tudo é festa em Parintins?


 
A rádio Alvorada de comunicação completou 44 anos de existência no dia primeiro de outubro. O jornal Novo Horizonte, jornal impresso do Sistema Alvorada de Comunicação, trouxe na capa da edição de nº899, várias fotos da rádio, das pessoas que trabalham e teve como manchete “PARABÉNS ALVORADA!”.
O que era de se esperar, o jornal impresso trouxe na maioria de suas páginas matérias, entrevistas e depoimentos sobre o “fundamental” papel da rádio Alvorada em Parintins. Por ser um jornal semanal, o Novo Horizonte teria pauta suficiente para fazer matérias pertinentes aos interesses de toda população.
Será que nada, além do aniversário da rádio aconteceu em Parintins?
Será que o aniversário da Rádio é de interesse público? Valeu à pena excluir assuntos do cotidiano de Parintins para que se colocasse em evidência o aniversário da “Rádio comprometida com a verdade”, da “Voz que a Amazônia escuta”?
É claro que a Rádio, por ser uma das integrantes do Sistema Alvorada de Comunicação deveria ser mencionada, mas com cautela e brevidade. Segundo Nilton Hernandes, 2006 “o jornal deve convencer de que é ‘completo’, realiza uma eficaz triagem e organização da realidade na qual o leitor se insere e se apresenta de maneira clara, possibilitando prazeres e um consumo fácil e eficiente...”.
O Jornal Novo Horizonte não veio ‘completo’, faltaram mais notícias sobre o município, cabe ressaltar que a verdade de Parintins não se define aos 44 anos da Rádio.

Yasmin Cardoso

HERNANDES, Nilton. A mídia e seus truques: o que o jornal, revista, TV, rádio e internet fazem para captar e manter a atenção do público. São Paulo: Contexto, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário