quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Auto-promoção na TV


            Sendo uma prática bastante comum na capital do Estado, Manaus, a utilização de programas televisivos para a auto-promoção de políticos está cada vez mais presente em Parintins. Esse modo de fazer programa televisivo fica explícito no programa Povo na TV. Em um espaço de 2 horas por semana, utiliza-se um bloco para mostrar ações de apoio às pessoas que entram em contato com a produção do programa para pedir remédios, cestas básicas, e até mesmo ajuda financeira.
            É claramente visível que o programa usa essas pessoas para fazer campanha em favor do empresário Alexandre da Carbrás, que é fortemente cotado para ser candidato a prefeitura de Parintins. As doações podem até ser feitas por pessoas que não têm nenhuma ligação com o apresentador ou sua equipe, porém, em todas as entregas das doações, o que mais se evidencia é o que Carbrás fez, deixando de lado os verdadeiros doadores.
            A imagem criada sobre o empresário é a de que ele veio com o intuito de resolver todas as mazelas existentes em Parintins. Ao perceber que essa imagem está sendo incutida na mente de muitos parintinenses, o programa usa de todos os artifícios para que a imagem de Carbrás seja promovida ao máximo. Com essa exaltação, a tendência é que ele seja cada vez mais amado por uns, e odiado por outros.
            Percebe-se ainda que, de maneira direta e indireta, o programa tenta construir uma imagem que mostre a prefeitura de Parintins como a principal culpada pelos problemas existentes na cidade, e que ela sempre possui uma parcela de culpa no que ocorre com as pessoas que são “beneficiadas” com o quadro “Ação Solidária”.
            Diante dessa imposição de culpa e responsabilidade em cima do poder executivo municipal, o programa Povo na TV, enaltece, quase que sempre, o trabalho feito pelo Governo do Estado, na pessoa do governador Omar Aziz.
            Com o que foi exposto, demonstra-se que o dever de informar a população sobre o que ocorre em Parintins quase não existe, visto que o programa serve, na maioria do tempo, para enaltecer esse ou aquele grupo político. Assim, o espaço que deveria servir como esclarecedor sobre fatos que ocorrem na cidade serve como uma espécie de ringue, pois o que mais se percebe no produto é o apresentador falando bem e mal desse ou daquele político, louvando e reprovando essa ou aquela ação feita por determinada pessoa.
            Assim, pode-se facilmente chegar a conclusão de que o programa almeja, além de “ajudar as pessoas mais pobres” com filantropia vazia, a auto-promoção política do apresentador.

Lacrima

4 comentários:

  1. Faço minha as suas palavras, sei que a nosso poder publico possui suas limitações, o que abre caminho para que certos políticos venham a falar, mas são criticas de baixo calão que apenas enaltecem o político Alexandre da Carbrás que viu na mídia televisiva uma forma de enganar o povo, não estou aqui defendendo a atual administração, porém penso que a forma com que atacam o prefeito é desnecessária, da à impressão de estar se tratando de uma briga de adolescentes, onde o mesmo faz ofensas infantis. Não vou negar gostava muito de assistir o programa até pensei em votar nele devido ao seu plano político que julgava ser “bom”, porém fui perdendo essa vontade depois que observei que o programa era feito apenas pra enganar o povo com falsas promessas, iludir uma parcela de pessoas que não possuem o acesso a informação, nem a educação, o que me deixa revoltada, pois estão usando essas pessoas para se promover, o que é errado, pois ele fala tanto em justiça, critica tanto, e faz o que é pior manipular de forma erronia essas pessoas, fazer doações é lindo, mas com a finalidade de troca de favores é deprimente, continuam querendo comprar nosso Voto com ranchos, tijolos e meia dúzias de palavras, isso não funciona com todo.

    Cardoso.

    ResponderExcluir
  2. o alexandre nem pod ser considerado político e nem emptesário, talvez ele seja um grand marajázão.

    ResponderExcluir
  3. Tá bem explicito, ele quer ganhar de qualquer jeito MESMO.
    As pessoas são aS COBAIAS dele.
    coloquem mais lenha na fogueira, isso é uma vergonha para nossa cidade,algúem tentar manipular pessoas para seu ganho prÓprio isso é repuguinante.
    ALEXANDRE QUER AJUDAR, ENTÃO AJUDE SEM QUERER SE APARECER SEM PROVEITO NEHUM.

    ResponderExcluir
  4. POVO NA TV ESSE TITULO ESTÁ PERFEITO, ENTÃO FAZ O SEGUINTE, COLOQUE UM PAI DE FAMILIA PARA APRESENTAR ESSE PROGRAMA AI VOCÊ VAI SENTIR NA PELE,O QUE AS PESSOAS SOFREM,PASSAM E COMO SÃO DESPRESADAS.
    E VAI PODER AJUDAR DE VERDADE, NÃO TENHO NADA CONTRA VC, MAIS TENHO CONTRA O QUE VC PRETENDE.

    ResponderExcluir