sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comunicação medieval em Parintins: o Sistema Alvorada na era das trevas




“O lixo resplandece quando o sol pode brilhar” (Goethe)
O fato é o seguinte: a discente do curso de Jornalismo da UFAM  Hanne Caldas está desenvolvendo uma pesquisa de iniciação científica denominada “Análise da mídia em Parintins: agendamento e enquadramento dos temas saúde e maternidade no jornal Novo Horizonte”. O projeto faz parte do programa PIBIC e a bolsista conta com apoio da Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Fundamental a sua pesquisa é o acesso a algumas edições antigas do referido jornal impresso, um dos produtos do Sistema Alvorada de Comunicação. Como orientador, e sabendo da política do grupo midiático em permitir acesso ao seu acervo, encaminhei um ofício solicitando a consulta aos periódicos.
Hoje, depois de ser alvejada por criticas e maus-tratos direcionadas pelo responsável do acervo e pela chefe das “finanças” do grupo midiático, a discente teve seu pedido negado. O ofício institucional da UFAM sequer foi respondido. O argumento usado pelos católicos profissionais foi que ela só poderia obter as edições do grupo caso fizesse uma pesquisa “chapa-branca”, que não criticasse o veículo. O motivo da resistência do Sistema em contribuir com a pesquisa científica em Parintins foi a existência do Lacrima, pois nosso blog questionava a prática jornalística dos veículos da Alvorada. Após esculacharem o projeto de Hanne, os emissários de dona Raimunda Ribeiro disseram se sentir ofendidos com o ensaio sobre a edição do Novo Horizonte que trata dos 44 anos da rádio Alvorada.
Acostumada com decisões autoritárias, pois como dissemos, exerce o papel de gatekeeper desde que passou de beata à cidadã Kane da Ilha Tupinambarana, a chefe Raimunda decidiu que Hanne não iria obter de bom grado os jornais que precisa analisar em sua pesquisa. A discente poderia obtê-los apenas se pagasse as ediçõe$ e pesquisasse seu tema longe da emissora. Os cães-de-guarda de Dona Raimunda afirmaram até mesmo que era um erro os jornalistas da emissora cursarem Jornalismo na UFAM, pressupondo que eles nada aprenderiam nos corredores do ICSEZ. Sabemos de inúmeras matérias relevantes para a população parintinense censuradas por ela. Não abordaremos quais para manter segura nossa fonte.
Parte importante da pesquisa de Hanne seria o acompanhamento das rotinas produtivas, algo que os poderosos do concentrado midiático já impossibilitaram de antemão. Não acostumados a receberem críticas, e sem entender a comunicação como um serviço público que merece ser fiscalizado, a ignorância travestida de arrogância quebra a relação do veículo com a Universidade, desconsiderando o trabalho intelectual desenvolvido nessa instituição recém-chegada em Parintins.
A Igreja Católica - que já teve um importante papel na formação de sujeitos e na politização da sociedade, nos tempos em que alguns corajosos teólogos da libertação ousaram compreender o verdadeiro sentido do evangelho - aqui em Parintins permanece na Idade Média, período histórico em que o catolicismo escondia os avanços no campo do conhecimento e assassinava milhares de pessoas que ousavam erguer a cabeça frente seus ditames. Aliançada politicamente com o poder dominante, vivendo de afagos aos poderosos, controlando a informação em função de princípios capitalistas e patriarcais, o Sistema Alvorada agora decide perseguir o conhecimento científico. Felizmente o tempo das fogueiras se foi, mas os dedos em riste na face de nossa estudante não sairão de nossas memórias facilmente. O grupo não quer encarar críticas bem-fundamentadas (quase seis mil parintinenses já leram os ensaios do Lacrima) e decide se fechar para a possibilidade de rever suas práticas. A humildade que prega para a população parintinense, com suas lições morais fantasiosas e exaltação à passividade, passa longe de sua prática real. Torçamos para que os profissionais que ali trabalham ignorem as opiniões arcaicas de seus patrões, esqueçam falsas gratidões e decidam continuar a buscar conhecimentos que transcendam a mediocridade, camuflada de sucesso profissional, vomitada diariamente nos veículos do grupo. Continuaremos de olho.

Msc. Rafael Bellan Rodrigues de Souza
Docente do ICSEZ/UFAM
Coordenador do Lacrima

38 comentários:

  1. Professor falou em poucos caracteres. Mas falou tudoo!!!
    Abaixo a censura!!
    A favor da pesquisa...
    \0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/v

    ResponderExcluir
  2. É triste ver o atraso que somos submetidos. Mais triste é ver a censura daqueles que dizem ser o "caminho e a verdade".
    É essa a verdade que vai nos libertar Novo Horizonte(Vulgo Dna Raimunda)?
    A universidade pode não ser tão antiga como a igreja, mas com certeza trouxe-nos mais benefícios com a pesquisa do que com essa cegueira.
    Saímos da caverna e não voltaremos à escuridão!

    ResponderExcluir
  3. Ainda pregam um discurso ultrapassado de contribuir para o avanço da sociedade parintinense. Não sei que ajuda é essa que dificulta um trabalho científico só pq foi criticado."PARECE AQUELA VELHA HISTÓRIA DO DONO DA BOLA NÃO DEIXAR NINGUÉM BRINCAR SE FOR CONTRARIADO" ISSO É UM ABSURDO!! Deviam analisar seus discursos e aproveitar as críticas para melhorar. Afinal de contas ninguém merece ler um jornal que fala da "poderosa chefona" da empresaa. ME POUPEE!!

    EVELYN PESSOA

    ResponderExcluir
  4. Ensaio perfeito. Muuuito bom!

    ResponderExcluir
  5. parabéns ao professor. Mostrou como escrever um texto realmente bom. A situação de nossa ilha em termos de mídia está caótica, mas creio que com iniciativas como o Lacrima, logo poderemos reverter essa situação e termos um corpo de mídia realmente compromissado com a verdade. Ansioso para o dia que esses acadêmicos saírem dos bancos da Acadêmia e ocuparem seu espaço no mercado de trabalho, talvez nesse dia tenhamos a revolução que tanto necessitamos.

    ResponderExcluir
  6. o professor fez muito bem ao defender a democracia e sua aluna e o aroldo bruce só efetivou como verdadeiras as palavras de que o referido jornal não aceita críticas.
    pluralidade já.
    http://portalnoroestesp.com.br

    ResponderExcluir
  7. Alvorada...a radio do prefeiro

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de expressar meu total e irrestrito apoio aos acadêmicos e coordenadores do Lacrima. Não é só a igreja q ainda tem resquícios medievais. Ainda existem resquícios do feudalismo em Parintins, em pleno século XXI. Vamos desmascarar essa realidade parintinense

    Prof. Alexsandro Medeiros
    ICSEZ/UFAM

    ResponderExcluir
  9. E ao Sr. Aroldo Bruce, uma pergunta: "Vc não é formado em Letras?". Penso que não absorveu aos conhecimentos repassados no curso, precisa aprender a escrever, e de preferência com referência, se é sabe o que é isso.

    ResponderExcluir
  10. Cara, achei muito massa o comentário da galera. Mas pelo que já percebi, o jornalista Aroldo Bruce - aquele que não aceita críticas - tem formação muito limitada. Seu conhecimento de mundo é bem restrito e a Academia não surtiu muito efeito em sua vida pessoal e profissional. Então, para facilitar a compreensão do que já foi comentado aqui, seria bom que alguém explicasse a ele o que foi o Período Medieval e o Feudalismo, pois com certeza Aroldo não vai buscar nos livros de História (já dei uma dica) o significado e mesmo que o fizesse, não procuraria nos de Sociologia (aí não, quer matar papai é? rsrs...) para fazer a relação com o nosso cotidiano e, desse modo, poder entender as críticas que lhe foram feitas.

    ResponderExcluir
  11. Isso é só uma das consequências da desastrosa decisão do Supremo, que dispensa o diploma de Nível Superior a quem queira exercer a função de jornalista. Algumas pessoas da imprensa local se acham "inatingíveis" e pensam que tudo que falam ou escrevem tomamos como verdade absoluta. Na TV é um improviso só e diga-se de passagem, muito mal improvisado; no rádio é aquele blá blá blá de sempre; e no jornal impresso... hummm... mostram uma visão completamente embassada sobre a realidade parintinense e textos que (ai!) se viessem com dor, muita gente gritaria ao ver os terríveis erros de português. Pior é que o Aroldo nos confunde ao criticar o Professor Bellan (é com "N", viu Aroldo!) em seu blog. Vejam só: "Penso que quando fores ler os impressos de Parintins (e o teu maior tormento ) sugiro que deites na rede da humildade... "; mas antes ele disse: "Quer aparecer sobe na torre da catedral sem máscara". Bom, me ajudem aí, pois eu não entendi "patavina nenhuma", como diz minha vovozinha. Fala de humildade - e eu imagino que ele também deita nessa rede; mas no mesmo texto fala com extrema arrogância e grosseria quando sugere uma forma de aparecer (e tinha que ser logo em cima da torre da Catedral, Aroldo, te desapega, rapá!).
    Bem, tem muuuuuita coisa (horrores!) para ser comentado sobre o texto "Aos sábios críticos da mídia", mas vou me conter. E faço aqui um apelo: formandos e formados em Comunicação Social, por favor, mudem a história do Jornalismo de Parintins. Construam uma mídia com qualidade, de verdade.
    Fuiiiiiiii...

    ResponderExcluir
  12. Bombou no comentário, e nem precisou "subir na torre da Catedral".

    ResponderExcluir
  13. o aroldo bruce apareceu uma vez na antiga ufam, no primeiro dia d aula da terceira turma d comunicação social e noutro dia abandonou a academia e afirmou q não precisava do curso ond iria apnas fazer um curso técnico...

    ResponderExcluir
  14. Que pena!Nossa cidade não merece abrir a página dos seus 159 anos e ver tanta violência, pois onde falta a comunicação impera a violência vestida de sábios homens com cajados de soberba e ignorância.Disse Paulo: A sabedoria do homem é loucura para Deus.(Coríntios 3,19.)Façamos diferente,as instituições permanecem onde estão.Mas, nós acadêmicos, profissionais precisamos caminhar com sabedoria e humildade sem precisar esquecer quem somos, nossa história continua.Acordemos para o hoje, o agora.Eis o desafio!! Na teoria é muito mais fácil, vem para a prática.O Sistema Alvorada já oportunizou inúmeros acadêmicos de comunicação e todos chegam, mas quando começam as atividades, simplesmente desistem por falta de habilidade prática.Afinal, são: Rádio,Jornal, TV e Site.

    ResponderExcluir
  15. Olha, caro colega anônimo. O sistema oportunizou inúmeros não inúmeros acadêmicos ou mesmo pessoas, mas sim inúmeros carolas católicos. Alguns saíram sim, por ter que fazer Rádio, impresso, TV e web, não por falta de habilidade, mas por não quererem ser escravos. Ganhar pouco e trabalhar por três ou quatro pessoas não é habilidade é passividade e medo.
    Instituições permanecerem onde estão?? Se A Alvorada que é tão cristã católica pedir desculpas da nossa colega e da Universidade e se realmente dar vez e voz à todos, aí sim, estará tudo bem.

    ResponderExcluir
  16. Ok colegas, obrigada pelo apoio...e é isso mesmo...devido ao ensaio "Fortaleza insubstituível?", o Sistema Alvorada de Comunicação se incomodou e agora querem nos intimidar. Vale ressaltar que tentaram me intimidar simplesmente porque fui pedir um acervo deles para o meu projeto de pesquisa, o que não tem nada a ver com os ensaios postados neste blog. Quando fui lá pela manhã do dia 13 de outubro, para solicitar as edições, um rapaz chamado Rainier deu uma prévia do show que iria fazer na tarde do mesmo dia. E quando chego lá a tarde, simplesmente o Rainier não conseguindo se posicionar sozinho, chamou a senhora Marlene a fim de me sabatinarem devido a análise feita em relação ao caderno especial que fizeram sobre os 44 anos da Rádio Alvorada. Passei aproximadamente 2h15min dentro de uma sala da instituição, onde em todo esse tempo ficaram querendo me constranger, reprimir, bem querendo que eu os temesse e ficasse calada, com certeza de cabeça baixa e saisse de lá chorando. Mas para a infelicidade e provocação da raiva deles, aconteceu exatamente o contrário, não me calei e nem vou me calar, pois é isso que eles querem: calar e manter o poder sobre a população de Parintins. Além disso, falaram que não aceitam críticas. Ou seja, se não não aceitam críticas então só tem uma solução: PAREM DE CIRCULAR OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, pois quem não aguenta, que arrede o pé.
    Vale ressaltar também que os trabalhadores deste Sistema só sabem falar o que querem quando estão dentro das quatro paredes da instituição, mas se envergonham de falar qualquer coisa publicamente, pois nem responderem ao ofício fizeram. Aliás, é como o próprio Rainier falou: “Não vou responder porque depois vai acabar sobrando pra mim, melhor não...”, o que só demonstra ausência de coragem diante dos fatos.
    Enfim, um verdadeiro jornalista não se cala diante de injustiças, censuras e o que quiserem fazer para nos calar!

    ResponderExcluir
  17. Sabe de uma coisinha? Esses caras do Sistema Alvorada de Enganação são uns babacas bem grandes. O pior é que os mesmo se acham a voz de Deus em Parintins. Tudo o que é falado ou escrito nos veículos da rede tem que ser considerado verdade, porque eles são as "autoridades máximas" quando o assunto é jornalismo em Parintins.
    Como diria a Rosena - que é de um seriado que nem lembro mais um nome -, "lá em Pato Branco, o nome disso não é jornalismo, mas sim puxa-saquismo barato". Ainda há gente que tem a ideia de que o sistema Velharada de Comunicação pode ser equiparado com os grandes grupos de comunicação situados em Manaus.
    Ah, os meninos que participam do blog não estão estudando para serem jornalistas, eles não se fazem jornalistas. Isso os diferencia dos chamados "profissionais" do grupo.
    Tenho uma sugestão para o povo que trabalha na Alvorada: vão para a igreja, porque isso é sinal de que o diabo está no corpo de vocês.

    ResponderExcluir
  18. É impressionante o desenrolar dos fatos. O Editor do Blog "ILHA TUPINAMBARANA" Sr. Aroldo Bruce resolveu lapidar o texto "OS SÁBIOS DA MÍDIA" e conseguiu o impossível: deixar pior do que estava (kkkkk, ah...err... me desculpem pela risada). E continua escrevendo o nome do Professor errado. Como já percebemos que além de textos mal elaborados (só de lembrar dá até arrepios!!!), idéias contraditórias, pensamentos confusos e argumentos pouco convincentes ele também tem E X T R E M A dificuldade em escrever o nome do Professor B E L L A N, quero aqui poder ajudá-lo. E conto com a apoio de todos vocês ok! Vamos criar a Camapanha
    "É COM "N", AROLDO!!!"
    Para ajudar na campanha você precisa apenas postar na sua rede social (não é na rede da humildade viu! Afinal de contas, onde vende essa rede, é na casa das redes é? rsrs) FACE, ORKUT, MSN, TWITTER, MENSAGEIRO DA AMAZÔNIA (leve 2 reais, mas se for mais caro, vá na fé, eles são humildes e vão entender sua situação) VOZES COMUNITÁRIAS e o raio que o parta!
    Então não esqueçam galera! Vamos ajudar nosso Aroldinho a escrever melhor, pelo menos o nome do Professor Rafael Bellan a gente pode dar um jeito, agora o resto, se nem o Curso de Letras [pasmem!] não conseguiu, só Jesus na vida dele!

    É COM "N" AROLDO!!!

    KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! =) É com "N",Aroldo!!! Fato,aprenda a escrever o nome dele, pois vc nunca será ELE!!

    ResponderExcluir
  21. Vc falou a verdade colega, ele nunca será o Prof.Bellan,se ele fosse, nosso mundo nunca iria pra frente. Desde quando esse professor começou a dar aula para a turma de 2009, sempre falava e ainda fala, segundo alguns comentário, para uma aluna que é católica "de mulher do bispo", digo que nao se trata da questão de ser mulher do sacerdade, mas sim de defender os seus principios cristãos. Esse professor sendo cristão ou não deve respeitar os principios católicos dos outros. E uma pessoa que tanto contribui na cidade de PIN, relmente deve ser lembrado, mesmo dando inveja aos que nao tem o que fazer!
    E outra
    Agora aguentem, ou tapem os ouvidos se nao quiserem, mas durante estarem nessa cidade teram que ouvir sempre o hino de Parintins!
    "SOB AS BENÇÃOS DA VIRGEM DO CARMO PARINTINS SE DESDOBRA E RELUZ AO AFAGO DO RIO AMAZONAS ENCIMADA DO SOL E DA CRUZ.
    PARINTINS MEIGA FLOR DO AMAZONAS DOCE MIMO DAS MÃOS DO SENHOR TERRA VIRGEM POR DEUS ESCOLHIDA PARA BERÇO DE LUZ E DE AMOR...."

    ResponderExcluir
  22. Pqp, baixou o coroinha nesse tal de Anônimo!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo é? Como seu eu não conhecesse esse texto. Oh coleguinha, nem vou dizer quem é você. Uma certa colega, você, se não gosta das brincadeiras que o professor faz é só dizer que não gosta. Mas parece que aprendeu na Alvorada à ser passiva e achar que todos são seus superiores.
    E por favor coleguinha, ninguém tocou no Hino, não misture as coisas mais do que já tem feito.

    ResponderExcluir
  24. Mas tem muita gente ruim de argumento mesmo (pelo amor do amor!!!). Não misturem as coisas. Esse papo do Hino já tá ultrapassado, graças a Deus, tava muito chato! Até quem é católico já tava cheio desse blá blá blá de dizer que não era uma questão de religião (mas quem não viu que era?). E aposto que se colocarem esse anônimo pra cantar... vai gaguejar, deve saber só o início e o refrão, rsrs.
    Meus caros, o que se está disctutindo aqui é a subserviência de alguns "jornalistas" diante dos seus patrões. Vamos refletir só mais um pouquinho (dá uma forçada aí nos neurônios!), ler mais e armar-se de bons argumentos para pode enriquecer a discussão. Venham todos: editores do blog, jornalistas, "não-jornalistas" como eu, professores, alunos, enfim, o público em geral. Só peço que não misturem os temas, ok.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  25. Quem é esse anônimo leso que vem falar de hino pra ca?? O que está sendo tratado é a postura do veículo citado. Agora vem coom papo chato de hino que já deu!? Se é tão catolico(a) assim é mais ultil ajudar quem passa fome do que ficar cantando hino de Parintins ou de qualquer coisa que sejaa..

    ResponderExcluir
  26. Tem gente que é tão pateta que confunde a paixão que o jornalista costuma ter com sua profissão, com paixão pela empresa que trabalha, que amanhã vai lhe chutar. É a vida de jornalista. Foca tem mais empregos num ano do que troca de namorada na vida.

    ResponderExcluir
  27. Vá pqp, anônimo! Aqui é outro anônimo falando!

    ResponderExcluir
  28. O Ano é 1632. Galileu Galilei. Pai da física moderna. Forçado a renegar suas crenças para não ser levado à fogueira da famigerada SANTA INQUISIÇÃO.
    Agora o ano é 2011. Hanne Caldas. Acadêmica de comunicação social do ICSEZ/UFAM. Forçada a se calar diante da ameaça inquisidora do SANTO Sistema Alvorada de Comunicação. Felizmente, ninguém mais vai pra fogueira hoje em dia, e a acadêmica Hanne Caldas fez história.

    ResponderExcluir
  29. Ok professor...muito obrigada pelo apoio. Eh, e hoje dou graças em ter nascido na era das redes sociais, mas ao mesmo tempo sinto falta do debate tete a tete, pois adorei as poucas horas que passei entre as quatro paredes do Sistema Alvorada de Comunicação batendo aquele "papo"..rsrsrs...Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Que papelão da Alvorada, hein? Não sabem receber críticas e ficam ameaçando um grupo de alunos que só querem mudar essa péssima realidade da imprensa parintinense. O pior de tudo é que ficam atacando o coordenador do projeto, como se ele fosse a pior pessoa do mundo. Ele é, com certeza, muitas vezes melhor do que algumas pessoas que mostram que são "os caras", e na verdade são um bando de hipócritas que vivem fazendo besteira por debaixo dos panos.
    O senhorzinho que fez críticas pessoais aos membros do grupo tem muito que aprender ainda, pois ele não aguentou a pressão, e logo saiu com o rabo entre as pernas lá da Ufam. Será que ele pensou ser o detentor de todos os conhecimentos acerca do jornalismo? Ou será que ele não quis se rebaixar ao ponto de estar novamente fazendo uma faculdade?
    É muito fácil usar a Bíblia e a igreja para esconder o autoritarismo, arrogância e outras "boa qualidades" que existem no Sistema Alvorada de Alienação. Ah, além de ser uma rede de comunicação religiosa, o Sistema Alvorada é um sistema bastante preconceituoso. Alguém aí já viu, ouviu ou leu alguma coisa que tratasse sobre a legalização do aborto, ou sobre o preconceito existente contra os homossexuais?
    A época da ditadura já passou! Já chega de ficarmos recebendo passivamente tudo o que é repassado pelas mídias! Esses meninos têm visões muito além desse mundinho que se chama Parintins. Fechar as portas para ele não significa nada, afinal eles não devem mesmo ficar nessa cidade que só valoriza algo quando é perdido.

    ResponderExcluir
  31. Gostei de você Hanne Caldas, vivemos em uma cidade retrograda onde as pessoas se calam diante dos fatos, deixam a mídia (Sistema Alvorada) manipular, camuflam a verdade, na realidade são interesses políticos, precisamos de repórteres competentes, que expõem os fatos sem restrições, não estamos na época da Ditadura.

    Cardoso

    ResponderExcluir
  32. Ok anônimo Cardoso...obrigada pelo apoio. Isso mesmo, não estamos mais na Ditadura, mas infelizmente ainda vivemos rodeados de tabus, mas não podemos nos calar diante dos fatos. Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  33. Uau! Só tem comentário "considerado" aqui. Seria mais bonito reconhecer as falhas e procurar fazer melhor do que ficar atacando o Prof. Bellan e o grupo de alunos que não estão fazendo nada mais do que mostrar ao povo de Parintins as mazelas da imprensa local. Precisávamos desse espaço. Pena que essa discussão ainda não ganhou as ruas, pois nem todo mundo tem internet [ainda]. Mas já é um grande início. E quando a Rádio da UFAM inaugurar...

    Quem for podre que se quebre!
    Quem mandou não estudar!
    E só pra fechar bonito
    vou mandar um k k k !

    ResponderExcluir
  34. Com licença, com licença, com licença... Ei! Aqui é o portal do céu ou do inferno?

    ResponderExcluir
  35. Bem, depende...pode ser o céu ou o inferno...faça a sua escolha!

    ResponderExcluir
  36. Como escrevi besteira aqui, venho nesse espaço mesmo me retratar. Quando coloquei o "morre, diabo!", eu não queria denegrir ninguém, mas sim mostrar minha revolta sobre o que ocorreu com minha amiga e companheira de projeto, Hanne. Me senti atingido pelo que fizeram com ela, pois isso também aconteceu comigo há algum tempo. Não quero arrumar nenhum inimigo, mas também não quero contribuir com a injustiça.
    Peço desculpas à quem se sentiu ofendido pelo comentário. Escrevemos besteiras nos momentos em que estamos com a cabeça quente, e não pensamos nas consequências. Me desculpem pela burrada!

    ResponderExcluir
  37. Que bom que o curso de ComuniçÃO começa contribuir para a boa formaçao academica, gostei dos erros mostrados entre linhas, com coesao e coerencia.. Anafora ou conectivos voces sabem a diferencia, ou comparativo sria a catáfora....

    ResponderExcluir
  38. Texto sem utilidade nenhuma, ahhh, que eu saiba, a cursos e curso, esse da UFAM é uma bosta o de jornalísmo.

    ResponderExcluir