terça-feira, 15 de março de 2011

Notícia ou propaganda política?

No dia 20 de fevereiro, o jornal Repórter Parintins dedicou uma pagina inteira para noticia de titulo “Isenção para mototaxistas”. Para inicio de conversa, o texto está escrito errado, pois o certo é moto taxista.
 Na linha de apoio, que é a frase que fica logo abaixo do titulo, esta escrito o seguinte:  “Projeto do deputado Tony Medeiros beneficiará mais de 10 mil mototáxis em todo o Estado”. A noticia foi escrita por Hudson Lima, assessor de imprensa do Deputado Tony Medeiros.
Já no dia 24 de fevereiro O Jornal da Ilha (JI) publicou “Tony quer isenção do IPVA para moto táxis”. Logo abaixo do título tem uma foto do deputado Tony Medeiros, com a seguinte legenda “Anteprojeto de Lei do deputado beneficiará mais 10 mil moto-táxis em todo estado do Amazonas” (moto táxi novamente escrito de forma errada).
No texto do jornal Repórter Parintins (RP), o primeiro parágrafo é composto por cinco períodos muito longos, sendo que o primeiro e o segundo período do parágrafo do RP, são os mesmos escritos no primeiro parágrafo do JI. O segundo e o terceiro parágrafo de ambos os jornais são os mesmos, sem tirar nem por. O quarto e o quinto parágrafo do Jornal da Ilha estão colocados no Repórter Parintins dentro de uma caixa denominada “Sobre o assunto”. 
Ficou bastante obvio a “coincidência” entre as noticias dos dois jornais, vocês não acham?
Primeiramente, o erro ocorreu quanto o Repórter Parintins colocou de forma errada Hudson Lima como jornalista especial da edição, pois Lima é assessor de imprensa de Tony Medeiros. Ou seja, ele tem o papel de falar bem do Deputado.
No caso do Jornal da Ilha, a noticia nem foi assinada, nesse caso, o jornal valorizou o que o deputado relatou dando credibilidade a ele, como se fosse uma matéria feita pela própria equipe do jornal. Esse método é muito usado pelos jornais de Parintins e é aconselhável mudar essa postura.

Tuanny Dutra

Um comentário:

  1. primeiro que o Tony não está em campanha. Por que acusar propaganda política? Campanha pra Deputado só em 2014.

    ResponderExcluir