segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Falta precisão no relato

Na edição do dia 6 de fevereiro de 2013 o jornal Plantão Popular trouxe como manchete a seguinte chamada: “Vítima de Tráfico Humano no Caburi resgatada em Manaus”. A notícia relata o caso de uma menina de 14 anos que afirma ter sido dopada ao pedir um copo d'água em uma casa na agrovila do Caburi.
O que chama atenção nesta notícia são alguns dados elencados, pois é possível encontrar um trecho que consta: “Segundo informações do Conselho Tutelar, a menina pediu água em uma residência e “apagou”, só acordando em uma casa fechada onde permaneceu até ser orientada por telefone (pelos conselheiros tutelar de Parintins) a fugir no final da tarde de segunda-feira”.
Se a menina estava numa casa fechada e se realmente ela foi traficada, será que seus vilões teriam deixado algum meio de comunicação tão acessível para ela entrar em contato com os conselheiros? E como ela encontrou o número do Conselho Tutelar de Parintins? E como conseguiu fugir se ela estava sendo vigiada?
A notícia também expõe informações muito repetitivas, não havendo um maior aprofundamento sobre o caso ocorrido. Outra interrogação é a própria transferência da menina, pois como ela ficou dopada desde o Caburi até Manaus sem que ninguém percebesse? Qual o papel da garota nessa trama?
Além dessas dúvidas, o jornal também não apresenta a versão dos pais da garota, pois o pai aparece somente no seguinte trecho: “O pai da adolescente foi surpreendido pela mensagem da filha, pedindo socorro, que era mantida prisioneira em uma casa, mas não sabia onde estava, em que cidade...”.
Neste sentido, os pais poderiam ajudar com informações importantes como: se estava tudo bem entre a menina e sua família; desde que dia a menina sumiu; depois de quanto tempo de seu sumiço, quando ela mandou mensagem para o pai; dentre outros questionamentos relevantes, mas que o jornal não abriu espaço.
Portanto, faltou um pouco mais de aprofundamento sobre este caso, principalmente no que diz respeito a ouvir outros relatos para se chegar a uma conclusão, mas espera-se que este jornal consiga trazer ao leitor outros desdobramentos sobre o acontecimento e assim esclarecer algumas dúvidas dos seus leitores.

Hanne Assimen

Nenhum comentário:

Postar um comentário