terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Qual o valor da vida humana?



        O Jornal Repórter Parintins trouxe uma matéria intitulada: “Universitária morre em acidente de trânsito”. A notícia fala sobre a morte de Priscila Guerreiro, que aconteceu na tarde do dia 14 deste mês. O jornalista faz uma espécie de retrospectiva do acidente, relatando como ocorreu e colocando no texto depoimentos de testemunhas.
        É importante dizer que o repórter fala sobre a profissão de Priscila, dizendo que ela veio morar em Parintins para estudar e que já estava cursando a segunda faculdade. Não retiramos o mérito de Priscila por isso, e nem é esse o foco deste ensaio. Mas acreditamos que qualquer pessoa, sendo ela universitária ou não, merecia ser humanizada na notícia. Isso não acontece quando é falado sobre a morte do sapateiro Geraldo Corrêa, que também foi vítima de trânsito e tudo que se tem de informações sobre ele não passa de 10 linhas. Qual a diferença entre Priscila e Geraldo? Nenhuma, pois os dois são seres humanos e vítimas da imprudência do trânsito parintinense. Como o texto é intitulado falando sobre a universitária, não caberia falar da morte de Geraldo Corrêa, já que há uma disparidade grande em relação ao enfoque que é dado ao acidente dela e ao dele.
       Outro ponto que merece destaque no texto é o fato de falarem sobre uma comissão apartidária de mobilização formada por professores da Ufam e da UEA que se colocam a disposição da comunidade para cobrar das autoridades a municipalização do trânsito. Uma pergunta pertinente aqui é: por que será que só agora as universidades resolveram se mobilizar? Por que quem morreu foi uma universitária?
        E já que os acidentes de trânsito são ocorrências quase cotidianas em Parintins o jornal poderia ter feito uma problematização em torno deste assunto, discutindo sobre a dificuldade de municipalizar o trânsito na cidade, sobre a falta de transporte público e sobre as promessas não cumpridas em torno desse assunto.

Yasmin Gatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário