quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Povo sujo?! Água limpa?!


O Novo Horizonte na edição de n°967 apresentou uma matéria intitulada “Males do estômago enchem hospitais”. A notícia trata do grande número de pessoas que procuram as unidades de saúde apresentando sintomas de doenças estomacais, congestionando os corredores de algumas unidades. Outra informação é que a causa das doenças dos pacientes “pode estar relacionada a falta de higiene, visto que a água na cidade é relativamente de boa qualidade”.
Esta informação foi dada por Romualdo de Castro, um médico que atende no Hospital Padre Colombo. Este, foi a única fonte ouvida.
Um fator que poderia ser questionado e apurado pelo repórter é a qualidade da água e dos serviços prestados pela fornecedora, assim como esgoto a céu aberto, a falta de saneamento básico e até as chuvas torrenciais na região, que levando em conta as outras precariedades já citadas, vem a aumentar os riscos de pessoas contraírem doenças pela água. A notícia se voltou apenas para a opinião do médico. Usuários da saúde pública deveriam ser ouvidos afim de expressarem suas opiniões a respeito dos serviços públicos e da qualidade da água em Parintins, assim como especialistas na área poderiam ser entrevistados. Uma angulação mais abrangente teria mais fundamentação e daria mais valor a própria população que no texto aparece como não tendo higiene e está contraindo doenças estomacais em virtude disso.
O exagero de períodos curtos no primeiro parágrafo do texto podiam ser sintetizados em frases mais longas e melhor arrumadas. Nota-se também a ausência de acentos em algumas palavras.
O jornalista deve prezar pela melhor informação ao seu público, principalmente quando esta se trata de interesse da população em geral, como na notícia do Novo Horizonte. O papel social da profissão influencia não só a qualidade do material jornalístico mas também pode levantar questões sociais afim de que a cidade seja melhor para todos.

Gustavo Saunier

Nenhum comentário:

Postar um comentário