terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Qual a fonte das notícias?




          O jornal Plantão Popular tem como prática a publicação de matérias já publicadas em outros veículos. Isso já se tornou tão comum que, algumas vezes, o periódico não cita de onde foram retiradas as notícias. Exemplos disso podem ser encontrados na edição do dia 13 de fevereiro.
             Primeiramente, há a divulgação de uma notícia acerca da Campanha da Fraternidade 2013. O texto faz uma abordagem sobre qual o tema e lema da campanha, e os objetivos da igreja com a mesma. Não há como saber se o texto foi feito por algum repórter vinculado ao jornal, ou se ele é oriundo da assessoria da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo em vista que não explicita-se quem é o autor do texto.
            Outra matéria que não possui autoria é a intitulada “Bento XVI surpreende ao anunciar renúncia”. Ao ler todo o texto, pode-se observar que ele é oriundo de assessoria. Isso fica mais claro ao observar as fontes citadas na notícia. Um jornal de Parintins não teria condições logísticas para entrevistar um cardeal, e, além disso, o texto possui vários termos que são comumente utilizados por autoridades da Igreja Católica.
         A publicação de matérias advindas de fontes desconhecidas pode caracterizar o jornal como plagiador, tendo em vista que o mesmo, em alguns casos, não põe em evidencia de onde retirou o material publicado. Assim, o leitor pode ser lesado por não saber se o texto é do próprio periódico ou se foi retirado de algum site, agência de notícia ou de outro jornal.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário