quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sensacionalismo e falta de informação

Na edição da ultima sexta-feira, 15, o jornal Alvorada da TV se mostrou um tanto sensacionalista ao abordar o acidente que causou a morte da estudante universitária Priscila Guerreiro.
O sensacionalismo é definido no jornalismo como o uso excessivo de informações de impacto usando-as de forma pouco informativa, mas dando audiência por suas características (GENRO FILHO, 1987).
Isso pode ser atestado pelas seguintes questões:
  • O jornal veiculou duas notícias sobre esse mesmo acontecimento;
  • Mostrou na primeira notícia imagens do local do acidente, mesmo que não houvesse mais nenhuma informação ali.
  • Entrevistou na segunda notícia uma testemunha do acidente apenas um dia depois e levando-a no local do ocorrido;
Não havia nenhuma necessidade de veicular duas notícias sobre o fato, principalmente porque as informações básicas já tinham sido apresentadas mais cedo pelo rádio e logo depois do acontecimento pela web e tendo em vista a cidade ser pequena.
Na Televisão a imagem informa e completa o texto. Em casos como este a imagem só seria informativa se houvesse algum sinal deixado pelo acidente que pudesse ser mostrado, tais quais pedaços dos veículos, marcas no chão ou nas calçadas e etc, ou se a polícia, bombeiros, médicos e etc, estivessem verificando o local. De forma não informativa as imagens da Alvorada mostraram apenas a localidade e nada mais.
Entrevistar uma testemunha no local do acidente um dia depois é um claro sinal de sensacionalismo, pois assim o foco é tirado da pessoa e posto no lugar do acidente esquecendo-se das informações e pondo ênfase na fatalidade.

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário