sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Traço do real?

Em decorrência dos acidentes ocorridos nas ruas de Parintins, os jornais impressos da cidade realizam uma cobertura dos acontecimentos, nos quais, apresentam as causas e irregularidades no trânsito. Nas ultimas edições do jornal Plantão Popular foram relatados dois acidentes de trânsito com duas vítimas fatais e outro acidente ocorrido na Avenida Paraíba; nesta ultima terça-feira, 19 de fevereiro. Nossa proposta aqui é analisar as fotos usadas nas matérias.
Na edição de 15 de fevereiro de 2013 do Jornal Plantão Popular foi publicada a notícia com a seguinte manchete: “Duas Mortes no trânsito em menos de 24 horas”. Trata-se de uma matéria sobre o acidente da universitária Priscila Guerreiro, ocorrido no dia 14 de fevereiro. Na capa do jornal foi colocada a foto do momento de prestação de socorro à vítima e na página 3 também foi usada outra foto com a garota. Já na edição do dia 20 de fevereiro de 2013 do mesmo jornal foi veiculada a matéria intitulada “Álcool e velocidade fazem mais uma vítima no trânsito” que relata o acidente ocorrido na Avenida Paraíba, no qual dois motociclistas chocaram-se, também deixando vítimas. Na capa e na página 3 do jornal também foram usadas uma foto de umas das vítimas.
As fotografias do corpo da vítima e dos acidentados no jornal estão sendo bastante usadas nas capas, as quais, podemos afirmar, seja uma forma de atrair a atenção do leitor, oferecendo maior destaque aos acidentes. A foto do corpo da vítima Priscila Guerreiro foi usada tanto na capa como na página interna do jornal. As imagens mostram uma composição forte com o corpo da vítima e curiosos ao redor, que pode causar diversas interpretações no receptor, gerando diversos sentidos dependendo da perspectiva de quem observa as fotografias. Essas imagens, contudo, foram expostas de forma sensacionalista, buscando atrair o leitor pelo choque, pelas emoções...

Mila Souza

2 comentários: