sexta-feira, 30 de março de 2012

Cultura primitiva para quem mesmo?



O Jornal Repórter Parintins na edição do dia 18 de março trouxe uma matéria intitulada “Embrapa quebra paradigmas”. No texto o autor ressalta o trabalho que esta instituição vem fazendo ao longo dos anos nas comunidades rurais de Parintins. No decorrer da notícia o jornalista explicita de maneira desenvolvida a importância deste trabalho, destacando as ações feitas pelos funcionários da Embrapa, juntamente com os produtores rurais.
Os leitores conseguem entender o acontecimento através da abordagem feita pelo repórter, acontece que em uma parte da matéria o autor diz que os produtores rurais ainda têm uma cultura primitiva que dificulta o desenvolvimento das comunidades. A pergunta a fazer é: quem disse que a cultura dos produtores é primitiva? Essa afirmação é do jornalista ou da única fonte consultada ao longo da reportagem? Acredito que não cabe ao jornalista julgá-los deste modo e se esta fala não foi dele, deveria ter documentado esta informação de algum modo. Ou através de uma resolução da Embrapa ou mesmo com a fala do supervisor. 
É dito ainda no texto que a empresa procura capacitar os produtores dentro da nova tecnologia? O que seriam essas novas tecnologias? Porque o jornalista não entrevistou nenhum produtor rural para mostrar para a população a opinião dos trabalhadores em relação a Embrapa, em relação a esta implementação tecnológica?
Mais uma vez temos apenas a consulta das fontes oficiais, que não é exclusividade deste jornal impresso, mas da maioria dos informativos do município.

Yasmin Gatto Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário