quinta-feira, 22 de março de 2012

Falta de pauta ou preenchimento de espaço?


O Jornal “Plantão Popular” do dia 08 de Março trouxe na editoria de cidades duas matérias intituladas: ‘Bruxa solta no trânsito’ e ‘Marítimo morre na Nações Unidas’. As duas notícias tratam do mesmo acontecimento, o acidente fatal que ocorreu na Av. Nações Unidas com Wilhames Carvalho.
No primeiro texto (Bruxa solta no trânsito), o jornalista relata o que aconteceu e colhe somente o depoimento do sargento da PM que está “revoltado” com os últimos acidentes de trânsito no município. Só há a fala do oficial da polícia. No segundo texto (Marítimo morre na Nações Unidas), o repórter relata o acidente como se ele estivesse presente na hora do acontecido. Durante a notícia, o escritor não utiliza nenhuma fonte para validar suas informações ou para o melhor entendimento do leitor.
São duas notícias, ambas tratando do mesmo acontecimento, mas nem uma nem outra esclarece de forma correta o que aconteceu. O que levaria um jornal publicar a mesma pauta duas vezes e na mesma edição? Seria um complemento da outra? Ou foi apenas para enfatizar a fatalidade? Acredito que apenas uma matéria, desde que bem esclarecida já bastaria.
Sabe-se que o trânsito em Parintins realmente não é um dos melhores, mas não vamos culpar as vítimas para ocultar uma problemática que deveria estar sendo discutida nos jornais da cidade: quais as condições reais do trânsito em Parintins? A sinalização funciona?  Existem placas e faixas suficientes? Não seria a hora da cidade ter uma forma de transporte público? É uma discussão pertinente e que deveria servir de pauta para os jornalistas, aprofundando o tema e esclarecendo para o leitor qual a verdadeira situação do transito na Ilha.

Yasmin Gatto Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário