terça-feira, 13 de março de 2012

Erros ortográficos e seleção das notícias comprometem edição


“Cheia deixa Parintins de alerta” é a chamada do Jornal da Ilha, em edição veiculada no dia quatro de março de 2012, para informar os percalços causados pela enchente deste ano. O uso da preposição “de” não está de acordo com a concordância da oração. “Preposição é uma palavra invariável que estabelece relação entre termos de uma mesma oração (liga palavras entre si)” (MAZZAROTTO, 2003 p.312). A preposição “DE” é denominada essencial e deve ser empregada sempre que for conveniente ao contexto da oração. A forma mais adequada seria essa: “CHEIA DEIXA PARINTINS EM ALERTA”.
Outro fato curioso a ser analisado na edição de número 318 é o critério de noticiabilidade. Observa-se que a edição não busca escolher os elementos de interesse da notícia. Falar do ex-senador Arthur Virgílio Neto até permitiria uma foto com legenda na coluna social, mas mostrar matéria em que trata de sua volta de Portugal e os agradecimentos ao povo pela hospitalidade... Qual o interesse do parintinense em saber de todos esses detalhes? Será que não está acontecendo nada na cidade que possa ser considerado como interesse da maioria?  Critérios como proximidade, significância, não estão de acordo com algumas matérias veiculadas na edição.
Além disso, eu digo a vocês, o Jornal da Ilha utilizou os comandos Ctrl C Ctrl V (copiar e colar) em uma matéria da revista Veja que fala do best-seller alemão Tchic. A resenha escrita por Bruno Meier sobre o livro ocupou mais de um quarto da página. É importante o jornal dar espaço para divulgar lançamentos e etc, porém se a resenha fosse feita por um integrante do jornal, isso com certeza deixaria o periódico com mais credibilidade junto a comunidade.

Evelyn Pessoa


12 comentários:

  1. eu acho que vcs tem que deixar de lado o erro dos outros e cuidar da vida de voces. ja xega de ficar brincando de criticos e deixem os jornais trabalharem. vcs não gostam do athur tudo bem mais ele já fez muita coisa pela gente.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que você precisa melhorar sua ortografia Sr Anônimo!!

    E parabéns pelo texto Srta Evelyn Pessoa :)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o trabalho realizado nesse blog não deveria ser visto como "coisa de quem não tem o que fazer" ou "brincadeira de críticos"
    As críticas expostas aqui são claramente construtivas e, na minha humilde opinião, servem para melhorar a qualidade do que está sendo produzido e divulgado na mídia parintinense.

    ResponderExcluir
  4. vcs são um bando de fdp que ñ percebem os disparate de tão dizendo. SEI QUE NEM DINHEIRO VCS GANHAM COM ISSO SEUS LEZOS!
    Acordem a vão pra prática!! Jornalism não é isso aí bando de otario!

    ResponderExcluir
  5. Ui, ele quer dar aula de jornalismo sendo que mal sabe escrever...Vai estudar Sr Anômimo!!

    ResponderExcluir
  6. Pronto Sr. Anônimo, que tal então você nos ensinar, ensinar os professores do curso de jornalismo e de quebra os escritores de todos os livros de jornalismo?
    Diga aí, o que é o jornalismo, se não sabemos, diga-nos você?

    À propósito, responde minhas perguntas se tiver, pelo menos coragem. Antes disso, escreva-a no word, aperte F7 e faça as correções que o programa lhe oferece.
    Obrigado e volte sempre!.

    ResponderExcluir
  7. eu ñ tenho obrigação de escrever oq é jornalismo.Quem tem q saber é vcs. E se eu escrevo errado o problema é meu e eu corrijo se eu quizer e vc não tem nada aver com isso senho sabe tudo.

    ResponderExcluir
  8. Porra! E eu sei que porra está escrito certo, e se for criticar vamos pelo menos demonstrar um pingo de inteligência, e vai se fuder quem escreve errado! Máisson Cardelly

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk começaram a perder a paciênciia. Mas é tanta burrice que dóii

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o Sr. Anonimo deveria tentar uma carreira humorística, você é realmente hilário. Veja bem, diz que os produtores deste blog são burros e desocupados, quando é você quem faz uso de palavras de baixo calão para tentar denegrir aqueles que estão criticando uma produção pública, assim como qualquer outra, mesmo este blog. A diferença meu caro, é que eles não estão escondidos nem desrespeitando o veículo alvo da critica. Tome cuidado, parintinenses não são mais tão ingênuos. Acho que é hora de ser um pouco mais adulto e dar a cara a tampa também!

    ResponderExcluir
  11. vixi agora veio um certinho sei la da onde p/ brigar.deve ser bem de comunicação. bando de povo podre do caralho. ja falei que falo do jeito que quizer.

    ResponderExcluir
  12. Seu Anônimo da Silva, deixe de onda e vá investir em um cursinho para melhorar sua escrita. Saia do msn e vá escrever redações.
    Ass: Tchamblerambler.

    ResponderExcluir