quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Em que jornal confiar?

Uma matéria do jornal Plantão Popular, do dia 20 de fevereiro de 2013, quarta feira, traz o seguinte titulo: "Carbrás promete não decepcionar". Já o jornal Repórter Parintins em formato online, atualizado em 20 de fevereiro de 2013, traz matéria com o mesmo assunto. O titulo do Repórter veio com a seguinte informação: "Alexandre da Carbrás mostra insegurança na câmara municipal".

Como vemos, as duas noticias possuem sentidos diferentes, e o mais interessante é o tempo do discurso do prefeito. No jornal Plantão Popular a fala durou cerca de uma hora e meia, mas no Repórter Parintins durou cerca de 40 minutos. Quem está falando a verdade? Em que jornal impresso devemos confiar sobre as informações apresentadas? Outro ponto é a duvida que fica no ar: o prefeito estava inseguro? Segundo o Repórter Parintins o prefeito Alexandre da Carbrás aparentou muito nervosismo e insegurança. No outro jornal ele esta confiante e propôs até um pacto: “Na leitura do discurso Alexandre assegurou que vai trabalhar com humildade e determinação para que as ações planejadas sejam alcançadas”. 

E mais: “Ninguém faz nada sozinho, precisamos fazer um pacto pela reconstrução de Parintins! Um pacto que consiga unir partidos, ideologias, classes sócias, setores produtivos e crenças. E nesse pacto, o exemplo tem que vir primeiro de nós políticos”. Nós leitores esperamos que o fazer da noticia tenha responsabilidade com os leitores, já que, analisando as duas matérias, não temos certeza do que de fato ocorreu.

Tiago barbosa

Um comentário:

  1. Isso me preocupa e me intriga muito. No que diz respeito ao jornalismo ele deve ser apartidário, sem vícunlos com pessoas que que façam com que aquela notícia ou jornal seja duvidoso. E sabemos, que isso é muito difícil de se realizar. Cheguei à conclusão de que sempre vai ser assim...governo x oposição. E me pergunto até quando esse lado a favor está ''puxando o saco'', e até que ponto a oposição diz a verdade. Saber discernir isso seria o ideal, mas o chato é que há meio que um exagero das duas partes. Aí ficamos nessa de: ''quem será está falando a verdade''?

    ResponderExcluir